segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Porque Deus tem um plano. [Agradecer!]

texto lido no meu culto de gratidão  dia 06.02.11.


Quatro anos se passaram. Inesperados aconteceram. Esperados se perderam. Sonhos se modificaram. Planos foram refeitos.

Anos intensos. De lutas, vitórias, derrotas, conquistas.. Vi meus pés fraquejarem, as forças acabarem e num piscar de olhos se renovarem. Pessoas entraram e permanecem, outras saíram sem deixar vestígio, algumas levaram um pedaço de mim e deixaram um pedaço de si.  Muitas, mais do que eu pedi ou pensei, estão aqui.
É, Deus tinha um plano.
Comecei o curso sem querer fazê-lo, apesar de toda minha paixão por História e pelo ensino, eu sentia que ali não era meu lugar. Mas Deus, por razões Eternas e que eu desconhecia, me queria lá, na Universidade Federal de Pernambuco. De início: deslocada. As pessoas nos estilos mais estranhos já vistos se uniam em um só lugar, num só período, numa só sala. Eu não teria amigos ali, pensava.
Primeira semana: “Aqui não é lugar para coisas absolutas, como na religião. Esqueçam os dogmas, permitiremos que vocês sejam vocês mesmos. A ciência permite isso, a liberdade.”
Hã? É! Português instrumental. Filosofia. Sociologia. Economia. Estudos Históricos I. Tudo começou assim. Tentando “me libertar”. Liberdade? O que é liberdade? Eu tenho alguns conceitos sobre liberdade..
E Deus, Ele tinha um plano?
O tempo se passou. Terceiro período chegou, e as coisas começaram a melhorar. A História “de verdade” começou a ser estudada e a paixão por aquilo me fazia sorrir. É, confesso que algumas coisas mudaram! Comecei a realmente gostar do curso, do lugar, e até das pessoas.  Fiz até amigos! E fui ficando. E os anos se passando. Mestrado, doutorado, pós-doutorado começaram a entrar nos meus planos. Eu queria mudar os planos.
Mas Deus tinha o Seu plano.
Terceiro ano de curso. Quinto período. ABU. Reviravolta. Pessoas altamente especiais me alertaram silenciosamente lembrar do início. CERTEZA, que foram mandadas por Deus. Uma cristã- historiadora –missionária? Isso poderia? Que sentido haveria? Tudo, como sempre, começava e terminava em Deus.
Porque Ele?! É! Ele tinha um plano.
Francês. Palácio do Governo. Pessoas. Dificuldades das mais diversas. Ensinamentos intensos. Desafios eternos.
Deus cuidava de cada detalhe. Pois Ele tinha um plano.
Ultimo ano de curso. Tudo que eu queria era tempo. Queria desfrutar dos meus amigos antigos e de alguns novos. Tempo redescobrir amizades antigas, que pareciam acabadas, mas que por Graça permanecem como sempre. Queria descobrir mais a respeito daqueles novos que me intrigavam. Queria também saber o que faria quando a graduação terminasse. O “e agora?” vinha a todo momento na minha cabeça.  Pra TALVEZ desespero do meu pai, eu não  viveria bem sendo professora. Mas quem disse que o seria?
Deus tinha um plano.
Estágio curricular? Sala de aula. Ao estar lá, vi o sonho de infância se realizando. Eu sorria. Mas Deus? Deus queria mais que realizar meus sonhos, Ele me queria como instrumento. E, por isso, colocou pequenos preciosos, sofridos e duros na queda pra eu amar, chegar a me apegar e falar de um amor maior que qualquer outro.
Porque, como vocês sabem, Ele tinha um plano.
E tudo isso (e algumas coisas mais) foi o início.  Início do fortalecimento e direcionamento  de um chamado ocorrido em uma noite de dezembro,  quando Ele me mostrou Seus planos e me convidou carinhosamente a, de uma vez por todas,  submeter os meus aos Dele. E eu teria 4 anos pra ser diferente, num lugar que forma iguais. Sim. Iguais nos seus relativismos, hedonismos e PSEUDO-intelectualismos. Conviver com pessoas que pensam completamente diferente de mim. Aceitá-las e amá-las como Cristo as ama. E, por fim, constatar que nem a História consegue provar que meu Salvador não existe.

Hoje, sou Historiadora. Com TODO orgulho: Professora de História
Daqui pra frente os planos são outros. Não os meus, pois esses eu já abri mão há tempos.
Porque Deus TEM SEU plano e Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2)
E o chamado que havia ficado claro anos atrás; começara a tomar novas formas. Formas que eu não esperava. Mas que Deus? É! Deus tinha TUDO planejado.
TUDO sob controle.
Por isso eu agradeço. Pelos Seus grandiosos e eternos planos.
“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.” Deuteronômio 8.2-3
Louvo a Deus por esses quatro anos. E me submeto ao que virá.
Honra e glória ao único digno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário