segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O mistério do livro.

Achei um livro recentemente. provavelmente um presente do Autor. Tenho alguns dele, todos recebidos do próprio e sei que é de praxe ser livros em constante reformulação, Ele fica acrescentando novos trechos, fazendo o leitor viver uma aventura completamente diferente da outra e aprender sempre algo novo, mesmo lendo uma parte pequena.
Desde a capa o livro me chamou atenção. Mas demorei pra abri-lo.
A sinopse me dizia algumas coisas, mas não muito (ou quase nada, na verdade). Esse Autor não gosta de descrever muito nas sinopses. Pra ele, suas criações devem ser contempladas em essência e não de modo breve e sintético. E se alguma das suas inúmeras obras encantasse alguém, deveria esse tal debruçar-se sobre o livro e dedicar-se à leitura da melhor maneira possível. 
Não criei coragem para abri-lo de cara. Não tinha tempo pra novos livros no momento. Preferi não me envolver com novas histórias. Mas a verdade é que quis lê-lo desde a primeira vez que me deparei com ele, quando fomos apresentados. Tinha ouvido da existência desse livro, mas não muito e minha curiosidade não foi despertada. Contudo, desde o primeiro dia que o vi a beleza de sua capa, seu tamanho e principalmente sua leveza me chamaram atenção de modo inigualável.
Certo dia, ainda receosa, respirei fundo, tomei coragem e abri o livro.
Suas primeiras páginas não diziam muita coisa, mas me prendiam de um modo absurdo e inexplicável. Talvez pela minha imensa curiosidade. Ou porque ele realmente era altamente misterioso em cada palavra. Parecia sempre ter mais a ser dito, e dizia nas entrelinhas, porém eu não conseguia entendê-las por completo. Sinto que precisa de um contexto maior, precisava conhecer mais todas as palavras ali contidas. Às vezes até tinha a impressão de que o Autor havia sido prolixo demais e acabava me confundindo, fazendo-me desentender o que pensava já ter entendido há dois minutos.. e isso era tão estranho. Mas sabia que era assim no começo.
Eu sabia que aprenderia muito com aquele livro, e talvez por isso eu queira descobrir tudo dele assim: de uma vez só, e ao mesmo tempo tinha receio, pois ele seria um confronto profundo de ensinamentos. E confesso que às vezes o fato dele dizer pouco me desestimula. Mas eu tinha minha parcela de culpa, parcela bem grande, por sinal, pois não era assídua na leitura, talvez pouco interessada, mas com certeza bem medrosa. A Graça encontrada em cada parte daquele livro era, paradoxalmente, assustadora e acalentadora. Costumava folheá-lo sem ler.. queria, às vezes, por osmose, desvendar de seus mistérios, entender o que se esconde em suas inúmeras palavras e até silêncios nas páginas em branco e/ou grandes espaços entre os parágrafos. Mas eu não o lia. Aquele livro era diferente. Intrigante, absolutamente intrigante.
Um dia encontrei com o Autor do livro e perguntei se aquele em especial era realmente um presente pra mim. Pois livros eram meus presentes preferidos e ele, que me conhece e já havia me dado tantos, sabia disso. Entretanto aquele tinha surgido "do nada". E acrescentei que não precisava de mais um. Tinha mais tantos outros que costumava ler com assiduidade que aquele acréscimo era desnecessário. Ele olhou pra mim e sorriu, e disse apenas que eu não precisava ter pressa. As melhores partes dele se revelariam na hora certa, e Ele estava certo de que seria muito emocionante pra mim, leitora.
As palavras do Autor me convenceram. E comecei, quase que sem querer, sem saber o porquê, a ler de verdade e mais, passei a carregá-lo pra onde eu vou. Seja com a lembrança da maravilhosa sensação ao ler, ou apenas por esperar um novo ato de coragem pra continuar a lê-lo. E como ele é leve, absolutamente leve, não incomoda carregá-lo, pelo contrário. Outro dia, inclusive, me peguei a sorrir alegremente por saber que ele simplesmente existia.
E, na verdade, hoje acho que mesmo que um dia eu conheça todos os mistérios dele, que eu o leia inteiro, sempre haverá algo que me prende a esse livro, sempre vai haver um mistério a mais pra desvendar, principalmente quando o Autor acrescentar novos trechos.. assim, sempre terá algo misterioso pra me intrigar.
E pra descobrir os mistérios do livro só lendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário